Contexto

Em 2014, a Claro S.A. (NET Claro), líder em banda larga fixa com 8,9 milhões de clientes no país, iniciou sua parceria com a Mobicare, líder em community wifi no Brasil (modalidade em que é feita a conversão dos roteadores Wi-Fi privados em uma rede gerenciada).

Através desta parceria, a NET Claro passou a contar com a plataforma cloud de Carrier WiFi Mobicare, que permite que as operadoras gerenciem redes WiFi Outdoor, Indoor Premium e Community usando milhões de modems particulares como hotspots. Com ela, múltiplas redes se transformam em um acesso único, simples e seguro para seus consumidores finais.

Em paralelo à gestão da rede, a Mobicare desenvolveu o captive portal e o app #NET-CLARO-WIFI para acesso à internet pelos usuários, sendo, neste início, ambos recursos focados para a base de assinantes NET Claro, como estratégia de fidelização.

Oportunidade

Desde o início da operação, a NET Claro oferecia semanalmente 30 minutos grátis de internet como degustação para não assinantes, o que gerava uma quantidade expressiva de cadastros. Havia então uma grande oportunidade em explorar a demanda por conectividade gratuita para monetização.

Análise competitiva

Até então, havia poucas opções de grandes redes com escala nacional que oferecessem navegação gratuita ou patrocinada. O que levava a este tipo de usuário a um comportamento recorrente de busca por diferentes redes que permitissem acesso sem custo. O lançamento deste tipo de serviço, em uma rede abrangente, não limitada apenas ao acesso através de aplicativo, incluindo portal cativo, traria conveniência e fidelização para milhões de potenciais clientes.

A partir desta análise, a Mobicare propôs à NET Claro um modelo diferenciado para gerar uma nova fonte de receita, utilizando o aplicativo #NET-CLARO-WIFI e o portal de acesso ao Wi-Fi. A ideia era inverter o senso comum: ao invés dos usuários subsidiarem o acesso à internet, a conectividade seria patrocinada por anunciantes. Além disso, a operadora poderia utilizar a mesma infraestrutura vigente, com mais de 4 milhões de pontos de acesso, sem gerar investimentos adicionais.

Solução desenvolvida

A Mobicare e NET Claro trabalharam em conjunto para realizar uma série de upgrades e melhorias no core da rede e na plataforma de gestão do Wi-Fi para torná-la mais flexível de modo a:

  • Oferecer micro-pacotes de 15 minutos de internet a cada visualização de publicidade pelo usuário;
  •  Ser capaz de suportar o grande aumento esperado de usuários e sessões.

Em seguida, a Mobicare integrou sua plataforma de gestão de Wi-Fi às principais plataformas de real time bidding (Google DFP, Telaria, Facebook, etc.) para comercialização do inventário no modelo Rewarded Ads, especificamente Data Reward.

O projeto foi iniciado em fevereiro de 2018, utilizando o inventário do captive portal, no modelo de revenue share entre a Mobicare e a NET Claro, sendo o primeiro realizado nesta escala e complexidade no Brasil. Em novembro de 2018, a parceria foi estendida para o app #NET-CLARO-WIFI, atingindo números relevantes de cadastros, impressões e receita.

Resultados

Em 2018, foram gerados 2.083.038 cadastros de usuários não-clientes no Wi-Fi patrocinado, correspondendo a mais 80% do total de novos cadastrados.

Geração de cadastros no Wi-FI patrocinado

Em relação às impressões de anúncios, desde fevereiro de 2018 até o final do ano, foram registradas mais de 100 milhões de impressões.

Impressões

O download do app #NET-CLARO-WIFI também aumentou de forma expressiva ao longo do ano.

Instalações em aparelhos ativos pela versão Android

Gráfico de instalação diárias do aplicativo Android. Fonte Google Firebase.

A partir dos dados gerados com recorrência de acessos ao longo dos meses de 2018, a Mobicare passou a utilizar BIG DATA para traçar perfis de uso por geolocalização, entre outros dados, de forma a oferecer perfilação para os anunciantes do serviço, o que irá gerar uma maior segmentação e ROI.

Observações

Dado sobre clientes banda larga da NET Claro extraído Relatório da Administração 2017.

Justificativa

A Mobicare uniu sua visão estratégica de negócios para aumentar a rentabilizacão de sua parceira NET Claro - propiciando geração de +2 milhões de leads de não-assinantes em 2018 e monetização do inventário, com conhecimento técnico avançado para oferecer adaptações na rede e nos sistemas, bem como complexa integração com outras plataformas, de forma a viabilizar tais resultados.

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