Contexto

Com base na experiência no segmento de Apps de Autoatendimento e em soluções para Operadoras Telecom, a Mobicare desenvolveu, a partir de 2013, Aplicativos de Recarga Multioperadora como plataforma whitelabel (modelo em que empresas podem utilizar uma plataforma pronta, customizando o look and feel da solução e terceirizando toda a parte técnica necessária como infraestrutura, desenvolvimento e operação), em parceria com vários fabricantes de celulares, incluindo Samsung, CCE, Alcatel, Brightstar e Positivo. Analisando apenas os dados do Recarga Certa, parceria com a Samsung, o App já foi instalado em mais de 20 milhões de aparelhos. A plataforma visa facilitar que os clientes da modalidade pré-pago possam realizar recargas de forma rápida, sem taxa de conveniência e em qualquer uma das quatro operadoras no mercado brasileiro.

Desafios

Parceria com fabricantes

Um dos principais desafios é garantir compatibilidade com todas as versões de Android, mesmo operando com diferentes fabricantes, oferecendo uma experiência simples e conveniente, de forma que o cliente use o App com recorrência. Desde 2013, a Mobicare já realizou parceria com 6 fabricantes:

2013

Positivo Recarga
Recarga Alcatel
Recarga MEU (Brightstar)

2014

Recarga Certa (Samsung)
CCE Recarga
Multi Recarga (Whitelabel - versão proprietária Mobicare)

2016

Multi Recarga (Allied)

Ilustração: telas do App Recarga Certa, em parceria com a Samsung

Controle de fraudes

Diferentemente do mercado, ao invés de utilizar cadastros complexos para avaliação do risco de fraude associado ao cliente, a Mobicare desenvolveu um sistema que analisa dados gerados pelo dispositivo que está tentando realizar a recarga. Em tempo real, o sistema detecta desvios de padrão de uso, analisando diversas variáveis como IP, região, modelo de aparelho e versão do sistema operacional, bloqueando tentativas de fraude.

Simplificar a recarga para o cliente das operadoras

Por não ser necessário realizar um cadastro, o usuário consegue recarregar apenas inserindo seu MSISDN (número de celular que está fazendo a recarga), MSISDN que será beneficiado pela recarga (número de celular que irá receber os créditos da recarga), juntamente com os dados do cartão de crédito. Além disso, também diferencial entre os demais Apps de recarga no mercado, as aplicações desenvolvidas pela Mobicare possuem isenção de taxa de conveniência e da obrigatoriedade de assinatura, simplificando o uso pelo usuário.

Resultados alcançados

Como as principais estratégias para popularização das aplicações consistem em:

  •   App embarcado nos telefones do respectivo fabricante
  •   Divulgação espontânea entre usuários
  •  Busca dos usuários pela solução nas lojas de aplicativos

Impressões

Transações

Os Apps somados, desde o lançamento até fevereiro de 2019, já atingiram quase 100 milhões de reais de faturamento, aproximadamente 6 milhões de recargas, bem como mais de 26 milhões de usuários, sendo necessária uma estrutura robusta para suportar o volume tal volume de transações.

Em dados recentes, os Aplicativos de Recarga Multioperadora Mobicare registraram, de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019, disponibilidade de 99,8%.

Rentabilização através de anúncios

Com uma base instalada expressiva e visando manter o serviço de recarga isento de taxa de conveniência, em 2016, a Mobicare passou a exibir anúncios em seus Apps de recarga, gerando mais uma forma de monetização.

 

Conclusão

Os Aplicativos de Recarga Multioperadora Mobicare facilitam a vida do usuário pré-pago, sem ser necessário cadastro ou taxa de conveniência, em um modelo de negócio que gera receita para as operadoras, para fabricantes de celular, para anunciantes e para a própria Mobicare, sendo uma excelente oportunidade para investidores e parcerias.

Fale com um de nossos consultores

Create A product first!

Create a product first please!